quinta-feira, 26 de março de 2020

DOCUMENTO ORIENTADOR PARA ELABORAÇÃO DE ROTEIRO DE ESTUDOS - FÍSICA

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS: 1ª SÉRIE - 1º BIMESTRE

Olá Professor(a),

As orientações apresentadas a seguir foram delineadas a partir do Currículo do Estado de São Paulo e devem ser adaptadas e complementadas em atividades que você venha a preparar para os estudantes, considerando sua autonomia para realizar as escolhas didáticas mais adequadas ao seu contexto de trabalho e a possibilidade de usufruir de variadas fontes de consulta.



A intenção é que você realize uma retomada das habilidades já trabalhadas no 1º bimestre com o objetivo de recuperá-las e/ou aprofundá-las. Tais habilidades podem ser consultadas no Guia de Transição de Física. 

O material na íntegra, contendo as demais disciplinas, está disponível no site da Secretaria Escolar Digital, em Documentos orientadores. 




Série
Temáticas do 1º Bimestre
        Introdução à Física
        Movimentos: Grandezas, variações e conservações
        Leis de Newton
        Calor e Temperatura
        Trocas de Calor e Propriedades Térmicas
        Clima e Aquecimento
        Circuitos Elétricos
        Campos e Forças Eletromagnéticas
MODELO BÁSICO DE PROJETO
1. Título do Projeto
Deve delimitar a área do conhecimento e o objeto do contexto que se pretende investigar. Atentar para a escrita dos nomes científicos.
2. Resumo
Descrição breve das etapas do projeto (aproximadamente meia lauda).
3. Introdução
Delimitar o tema no contexto da pesquisa e sociedade, de modo breve. Quando transcrever trechos de outros autores, atribuir autoria e fazer referência da obra.
4. Justificativa
Descrever evidências ou argumentos que justifiquem a relevância da pesquisa. Se utilizar fontes de pesquisa, indicá-las nas referências. Quando transcrever trechos de outros autores, atribuir autoria e fazer referência da obra.
5. Questão Problema
Deve explicitar a pergunta, a formulação ou a hipótese que direciona a investigação. Esse item deve ser explícito e passível de solução.
6. Metodologia
Descrever detalhadamente o planejamento e o desenvolvimento das ações, articuladas a questão problema proposta (item 5 do Modelo Básico de Projeto). Incluir os procedimentos que serão realizados para obtenção de resultados ou informações (dados da pesquisa). Não inserir resultados nessa etapa.
7. Expectativa de Resultados ou Resultados
Descrever de modo explícito os resultados parciais ou resultados finais. Atentar-se para uso correto das grandezas e unidades de medidas. Registrar os dados relevantes obtidos que servem de fundamento para a hipótese ou para indicar a solução da questão problema.
8. Contrapartida Social
Como o projeto pretende ou realizou envolvimento da comunidade local, seja na divulgação científica, ação transformadora ou ações educativas que envolvam outros agentes sociais além dos estudantes do projeto.
9. Considerações Finais
Descrever as intencionalidades, continuidade do projeto de pesquisa, alterações de metodologia, considerações a respeito da execução do projeto e encaminhamentos futuros.
10. Referências
Seguir padrão de formação da ABNT. Procurar referências de pesquisadores e instituições confiáveis.
11. Imagens, Gráficos e Tabelas
As figuras devem ter legenda que as identifique. As tabelas e gráficos devem conter título e legenda que os identifique. Devem ser atribuir créditos e fontes de obtenção para todos os itens.
Quadro 2: Regulamento da 7ª Feira da Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo
ual:



  


A você, p

 Olá cole

Nenhum comentário:

Postar um comentário