Olá Professor(a),
As orientações apresentadas a seguir foram delineadas a partir do Currículo do Estado de São Paulo e devem ser adaptadas e complementadas em atividades que você venha a preparar para os estudantes, considerando sua autonomia para realizar as escolhas didáticas mais adequadas ao seu contexto de trabalho e a possibilidade de usufruir de variadas fontes de consulta.
A intenção é que você realize uma retomada das habilidades já trabalhadas no 1º bimestre com o objetivo de recuperá-las e/ou aprofundá-las. Tais habilidades podem ser consultadas no Guia de Transição de Física.
O material na íntegra, contendo as demais disciplinas, está disponível no site da Secretaria Escolar Digital, em Documentos orientadores.
O material na íntegra, contendo as demais disciplinas, está disponível no site da Secretaria Escolar Digital, em Documentos orientadores.
Série
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Temáticas do 1º Bimestre
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1ª
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●
Introdução à Física
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Movimentos: Grandezas, variações e
conservações
●
Leis de Newton
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2ª
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●
Calor e Temperatura
●
Trocas de Calor e Propriedades Térmicas
●
Clima e Aquecimento
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3ª
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●
Circuitos Elétricos
●
Campos e Forças Eletromagnéticas
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MODELO BÁSICO DE PROJETO
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1. Título do Projeto
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Deve delimitar
a área do conhecimento e o objeto do contexto que se pretende investigar.
Atentar para a escrita dos nomes científicos.
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2. Resumo
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Descrição
breve das etapas do projeto (aproximadamente meia lauda).
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3. Introdução
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Delimitar o
tema no contexto da pesquisa e sociedade, de modo breve. Quando transcrever
trechos de outros autores, atribuir autoria e fazer referência da obra.
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4. Justificativa
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Descrever
evidências ou argumentos que justifiquem a relevância da pesquisa. Se
utilizar fontes de pesquisa, indicá-las nas referências. Quando transcrever
trechos de outros autores, atribuir autoria e fazer referência da obra.
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5. Questão Problema
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Deve
explicitar a pergunta, a formulação ou a hipótese que direciona a
investigação. Esse item deve ser explícito e passível de solução.
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6. Metodologia
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Descrever
detalhadamente o planejamento e o desenvolvimento das ações, articuladas a
questão problema proposta (item 5 do Modelo Básico de Projeto). Incluir os
procedimentos que serão realizados para obtenção de resultados ou informações
(dados da pesquisa). Não inserir resultados nessa etapa.
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7. Expectativa de
Resultados ou Resultados
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Descrever de
modo explícito os resultados parciais ou resultados finais. Atentar-se para
uso correto das grandezas e unidades de medidas. Registrar os dados
relevantes obtidos que servem de fundamento para a hipótese ou para indicar a
solução da questão problema.
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8. Contrapartida
Social
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Como o projeto
pretende ou realizou envolvimento da comunidade local, seja na divulgação
científica, ação transformadora ou ações educativas que envolvam outros
agentes sociais além dos estudantes do projeto.
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9. Considerações
Finais
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Descrever as
intencionalidades, continuidade do projeto de pesquisa, alterações de
metodologia, considerações a respeito da execução do projeto e
encaminhamentos futuros.
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10. Referências
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Seguir padrão
de formação da ABNT. Procurar referências de pesquisadores e instituições
confiáveis.
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11. Imagens,
Gráficos e Tabelas
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As figuras
devem ter legenda que as identifique. As tabelas e gráficos devem conter
título e legenda que os identifique. Devem ser atribuir créditos e fontes de
obtenção para todos os itens.
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Quadro 2: Regulamento da 7ª Feira da
Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo
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