terça-feira, 10 de agosto de 2021

Semana cultural: Identidade Periférica


    
    Será que é tão simples falar sobre cultura quando uma escola se encontra numa região da periferia?




    Será que essa palavra é bem aceita na sociedade em geral?




    É justamente o que a Escola Estadual Armando Dias, na semana cultural (21/06 a 25/06), trouxe como impacto: sempre frisar a luta de classes, a autonomia dos alunos que contraditoriamente confronta o ser a ponto de tratar a cultura além de sua forma artística, mas trazer consigo a criticidade, a não negligência do outro e acima de tudo o aluno como centro, sendo o foco de mudança, DA MUDANÇA que o mundo precisa. 




    É importante que a cultura seja vista com outros olhos. Olhos de ex-alunos como o “MC Daniel” e a “Suse” que trilharam caminhos diferentes; aquele, seguiu na criticidade musical, com suas rimas que chocam e impactam a sociedade, rimas que tratam da desigualdade social explicitamente, com toda liberdade de expressão possível; e ela, recém-formada psicóloga, mais uma vez mostrando que a escola é o local de formação: seja para o mundo profissional, para a sociedade, para a moral, a ética ou simplesmente parâmetro de educação para todos, com a humanização gerando cidadãos. 




    Foi uma semana marcante. Com roda de capoeira, tecnologia mostrando um pouco da cultura digital, além da sensacional live com o poeta Sérgio Vaz e a aluna “Yasmim”, sempre dando um show quando o assunto é escrever. Sarau, exposições artísticas, conteúdos inéditos, gincanas e muita criatividade... Superação! Motivação! Aprendizado. 




    Trabalho em equipe, obstáculos vencidos, porque mesmo em um momento restrito à pandemia, os alunos, os professores e a gestão mostraram que quando há vontade para que um objetivo se concretize, colocando as mãos na massa é que o resultado aparece. 




E que apesar dos estigmas impostos à periferia, nossos alunos todos os dias mostram o oposto: que podem, conseguem e que são capazes de ir além, MUITO ALÉM de um rótulo fixado a eles, esbanjando em criatividade, emoção e cultura, a SUA PRÓPRIA IDENTIDADE.