segunda-feira, 11 de junho de 2018

PREFEITO POR UM DIA DA EE MARIA DE ALMEIDA SCHELEDORN

Professor Marcelo Green Barcaro, Prefeito Luíz Fernando Machado e os alunos finalistas João Vitor Bertoncelo,   Gabriel Braitt de Souza e Wanderson Vinícius Bispo Souza.


Uma parceria entre a Diretoria de Ensino de Jundiaí, a Fundação Brava (São Paulo) e a Prefeitura de Jundiaí, possibilitou que os alunos da turma 9º B – manhã - da EE “Profª Maria de Almeida Schledorn” participassem de um projeto denominado PREFEITO POR UM DIA.

Esse projeto tem seu ponto de partida no game educativo “CIDADE EM JOGO”, online e 100% gratuito desenvolvido pela Fundação Brava em parceria com o Woodrow Wilson Center (USA) na formulação de uma proposta de solução a uma situação problema encontrada no bairro ou na cidade. Com acompanhamento de um docente da unidade escolar Professor Marcelo Green Barcaro, o aluno após trabalhar temas relacionados à cidadania e educação política, tem oportunidade de, colocar no lugar do prefeito/gestor, estabelecer prioridades, procedimentos e encontrar soluções para uma transformação no seu entorno e no respeito do bem comum.

O encontro entre o Prefeito, alunos e equipes da Fundação Brava e Diretoria de Ensino aconteceu no dia 08/06/2018.

Confiram a reportagem do Jornal de Jundiaí, de 09/06/2018, acerca do tema.



EE BENEDITA ARRUDA - ENSINANDO E ENCANTANDO O 6º ANO



PLANETÁRIO NA SALA DE AULA

Nas aulas de Geografia, com alunos do 6º ano da EE Profª Benedita Arruda, a  professora Cleonice utilizou o Planetário, com o objetivo de vivenciar os movimentos de translação, rotação da Terra, perceber a diferença de tamanho entre Sol, Terra e Lua, e compreender as estações do ano a partir da inclinação de nosso Planeta.
Um dos fatores que mais contribui para que a aprendizagem lúdica seja produtiva é que ela aguça a curiosidade do aluno, neste tipo de aula, eles aprendem de maneira natural e prazerosa. Durante as atividades percebeu-se que os estudantes se apropriaram dos conceitos estudados.

SOROBAN

A utilização do Soroban, para melhor compreensão dos números decimais, foi desenvolvida pela professora Sueli, com os alunos do 6º da EE Profª Benedita Arruda, pois ele facilita a visualização daquilo que está sendo proposto.
Os alunos construíram o Soroban com materiais simples como caixas de papelão, canudos, palitos de churrasco, barbante, macarrão, entre outros. Deste modo ficou mais prático e interessante a compreensão da matemática, desenvolvendo as operações como a adição e subtração de números decimais.