terça-feira, 2 de junho de 2020

EE ARMANDO DIAS: PRODUTO DAS ELETIVAS

A Professora Elizabete Rufino da EE Armando Dias propôs aos alunos algumas atividades nas eletivas para os 6º e 8º anos. 

Na Eletiva "Brincando com a matemática" para os 6º anos, o aluno Wesley Gabriel M. dos  Santos, 6º D, construiu o jogo Gira-Gira,  que estimula o cálculo mental e raciocínio lógico de uma forma construtiva. 

Mecânica do jogo  

- explorar as quatros operações da matemática, de forma divertida; 

- grupos com quatro participantes; a primeira operação é a multiplicação.

- cada jogador gira os números, multiplica os números sorteados e diz o resultado; 

- a dupla seguinte deve acertar a próxima operação que é uma adição ou subtração; 

- ganha quem tiver mais acertos.


Para os 8º anos, na eletiva "O segredo das plantas" as alunas do 8º D, Ana Carolina Ferreira da Silva, Maria Clara Teixeira da Silva e Sabrina Bianca da Silva realizaram um trabalho com plantas secas para fins medicinais.

O consumo das plantas medicinais frescas é uma ação eficaz dos poderes curativos existente nas plantas. Mas como isso nem sempre é possível, encontra-se na secagem um método eficaz de conservação, quando bem conduzido.

 Instruções para secagem 

- não lavar as plantas antes da secagem, exceto as raízes;

- separar as plantas por espécies;

- o local da secagem não pode receber luz solar;

- conservar as folhas com o talo, pois preserva sua qualidade.

Parabéns Professora e alunos pelos trabalhos e resultados!




EE DAGOBERTO ROMAG E A SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

A EE Frei Dagoberto Romag divulga com muito orgulho o empenho e profissionalismo da professora Suely Gargano, da sala de Atendimento Educacional Especializado -  AEE. 

Ela elaborou material adicional para que os alunos pudessem fazer as atividades em casa, que foram entregues a eles juntamente com o material regular. 


UTILIZAÇÃO DO NOME SOCIAL NO ENEM-2020

Entre os dias 01/06/2020 a 05/06/2020 participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que quiserem atendimento pelo nome social devem fazer a solicitação na página do Participante, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.

Lembramos que o nome social é a forma pela qual travestis ou pessoas transexuais escolheram ser chamados, por ser a denominação que condiz com sua identidade de gênero e permite combater o preconceito e o constrangimento na aplicação do Exame.

Para realizar a solicitação, o inscrito deverá acessar a página do participante, cujo acesso acontece mediante CPF e senha cadastrados no ato da inscrição, no menu “alterar dados”.

Além de informar nome social, os candidatos  deverão determinar se querem que este nome apareça na lista de sua sala e indicar o ambiente sanitário (masculino ou feminino) a ser utilizado nos dias do exame.

Também será necessário apresentação de documentos, na Página do participante:

▪ Foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);

▪ Cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido.

O INEP informa que não serão aceitas solicitação e/ou inserção de documentos fora do endereço <enem.inep.gov.br/participante> e/ou fora do período, e a previsão de divulgação dos resultados será 12 de junho.

As solicitações indeferidas deverão ser consultadas no mesmo sistema. Em caso de reprovação, o participante será comunicado, por meio do e-mail ou SMS – dados que devem ser informados no ato da inscrição.

Nesse caso, o período para apresentação de recursos será entre 15 e 19 de junho e a disponibilização dos resultados finais será em 25 de junho.

Solicitamos que as orientações sejam repassadas para a rede, especialmente para todas as escolas que possuem matrículas de estudantes que utilizam nome social. E que essas, possam orientar seus alunos com a inscrição e motivá-los para realização do ENEM, e assim, criarmos possibilidades para diminuição da discriminação e da exclusão.