quarta-feira, 12 de junho de 2019

HUNTERS FOOTBALL FLAG - EE ELZA FACCA

Nosso time nasceu em 2017 dentro da Escola Estadual Profª Elza Facca Martins Bonilha fruto do trabalho do prof. de Educação Davi Almeida, dentro das aulas diferenciadas de Educação Física. 


Inspirar os alunos foi fundamental, mas, o apoio de nossa diretora Elza Maria Zibordi que forneceu o espaço para os treinos e o suporte de material através do PROEMI e o apoio e gestão dos professores coordenadores Alan Paiva e Izilda Vasconcelos, que organizaram os espaços, a gestão do material e todo o apoio necessário para este empreendimento, foram fundamentais. 

Desta parceria, com o apoio do conselho de escola e grêmio estudantil, que na época dividia as funções entre time de flag e atuação na escola, surgiu o Facca Skulls que, em 2017, ficou em 2º lugar no Bowl Feminino de Jundiaí e em 2018 jogou a copa sub-16, ficando em 6º lugar. 

Em 2019, com o consentimento da direção da escola, o time se fundiu ao Hunters FA com a proposta de se tornar a referência no ensino e divulgação da modalidade de flag football de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo Paulista. 

Hunters também tem Flag 5x5 masculino, que está se preparando para a disputa do Campeonato Paulista.  


No dia 15/06 haverá um Bowl em Campinas, entre Hunters X Alligators, de Ribeirão Preto e Guarani Indians X Corinthians; é uma ótima oportunidade de mostrar o projeto, e também expor nossos atletas a novos desafios antes de iniciar a temporada do paulista masculino de flag (APFA Masculino 5x5). 

O Hunters Flag Feminino está na disputa do Campeonato Paulista de Flag 2019, um dos maiores campeonatos da América Latina.

O que é o Flag

Flag Football um esporte sem contato físico, diferentemente do futebol americano, o Flag utiliza das mesmas regras, no qual um time é formado por jogadores de ataque e defesa e esses se confrontam em uma disputa territorial.

O jogo utiliza fitas presas à cintura dos atletas que devem ser retiradas pelo time de defesa, para que o time de ataque não avance. Ficando claro que o objetivo do jogo é levar a bola até a endzone (zona final) adversária através de jogadas, com passes ou corridas, em 4 tentativas, primeiramente para FirstDown (primeiro a cair) e subsequentemente marcando o Touchdown (aterragem).


Desde o início o time tem características que o tornam singular: 

1. É o único time High School do país, ou seja, que tem em sua base alunos de escola pública (e privada); 

2. Único time sub16 completamente misto masculino e feminino capaz de mesclar os alunos mostrando diversidade e inclusão; 

3. Time com a menor média de idade do Paulista 2019;

4. Menor time em número de jogadoras do paulista feminino 2019; 


5. Um dos poucos projetos que não cobra mensalidade dos participantes. 

É um esporte muito inclusivo, tanto na modalidade  feminino ou masculino,  podendo ser praticado de forma mista, sem riscos  de grandes de contusões.

A disputa funciona da seguinte forma: as equipes são divididas em duas conferências (Metropolitana e Caipira) e quatro divisões, sempre pensando nas menores distâncias possíveis  pois, existe um custo em transporte, alimentação e disponibilidade de locais para os jogos.

No Brasil há muitos campeonatos regionais, estaduais e até o Nacional, sendo que a modalidade que mais cresce no Brasil é o Flag 5x5.

Nossa trajetória

Estamos na Conferência Metropolitana, onde também se encontram outras 11  equipes;  8 equipes avançarão para a pós temporada. 

O campeão de cada divisão garante vaga nos playoffs. As vagas remanescentes são distribuídas entre as equipes de melhor campanha dentro de cada conferência, independente da divisão da qual fazem parte; as que tem melhores campanhas se classificam, e jogam as Finais. 

Como equipe estreante o caminho do Hunters Flag Feminino  até aqui foi árduo,  de muito aprendizado e disputas acirradíssimas, como em nossa estréia no dia 05/05 contra um dos times mais tradicionais de São Paulo, o Canniballs Flag; infelizmente perdemos na última jogada.

Tivemos outro jogo no mesmo dia contra o Santos Tsunami que terminou em derrota por poucos pontos.

O nosso maior desafio ainda estava por vir e não foi em campo, foi fora dele: sediar uma rodada do Paulista. A rodada foi tranquila,  mas terminamos com duas derrotas para Portuguesa FA e Gators

Viajamos para São José dos Campos e depois de aprender a cair, aprendemos a levantar: ganhamos pelo placar de 12 a 7 das donas da casa, Jets Flag, a única equipe estreante com vitórias até aqui, uma partida com muita emoção e reviravoltas, até o ultimo segundo. 

Ainda, jogamos contra Guaratinguetá White Cranes e acabamos perdendo, mas o planejamento foi cumprido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário