quinta-feira, 26 de março de 2020

DOCUMENTO ORIENTADOR PARA ELABORAÇÃO DE ROTEIRO DE ESTUDOS LÍNGUA INGLESA

Para garantir a continuidade dos estudos nesse momento de suspensão das aulas presenciais em função do coronavírus, sugerimos que oriente seus estudantes a revisarem os conceitos e habilidades abordados até este momento, utilizando para tanto o Caderno do Aluno e/ou o livro didático correspondente. 

Nesse sentido, propomos que ofereça, via papel ou redes sociais, conforme a realidade da sua comunidade escolar, as orientações necessárias para o desenvolvimento de algumas atividades compatíveis com o tempo de duas semanas utilizando também as indicações já existentes no material do professor.

A seguir, você encontrará as habilidades a serem desenvolvidas, sugestões de atividades e materiais de apoio. 

Oriente que seus alunos façam o registro de todas as atividades para que as mesmas sejam entregues e devidamente organizadas quando o retorno das atividades nas escolas for restabelecido.

O material na íntegra, contendo as demais disciplinas, está disponível no site da Secretaria Escolar Digital, em Documentos orientadores.  

ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
6° ANO – 1° BIMESTRE
HABILIDADES
ATIVIDADES SUGERIDAS
MATERIAL DE APOIO
(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.
Ler e interpretar informações específicas em textos de diversos gêneros.
        PNLD 2020 ou de anos anteriores;
        Caderno do aluno/ Caderno do professor;
        Enciclopédias físicas ou offline;
        Dicionários físicos ou offline;
        Guias impressos de orientações e ensino em língua inglesa;
        Caso o aluno curse, ou tenha cursado o idioma de língua inglesa no CEL, se houver necessidade, poderá utilizar o material do mesmo para eventuais consultas.

Plataformas online
        Vídeoaulas;
        Google classroom;
        Plataformas digitais;
        Youtube EDU;
        Khan Academy;
        The Cambridge Dictionary;
        Duolingo;
        Busuu.
(EF06LI17) construir repertório lexical relativo a temas familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes, entre outros).




Elaborar tabelas, listas de palavras e atividades, visual organizers referentes aos temas com linguagem verbal e não verbal;
Identificar palavras referentes aos temas dentro de produções textuais;
Elaborar um dicionário de imagens com os vocabulários dos temas estudados.
(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.





Elaborar um diário de atividades que contemple pelo menos três dias de sua rotina diária;

(EF06LI20) Utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.
A partir do diário de atividades cotidianas, reescrever as atividades já registradas utilizando o presente contínuo.
(EF06LI13) Listar ideias para produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.
Organizar um pequeno relato em forma escrita das atividades que realizou durante os três dias já registrados anteriormente no diário.

7° ANO – 1° BIMESTRE
HABILIDADES
ATIVIDADES SUGERIDAS
MATERIAL DE APOIO
(EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
Ler e identificar informações específicas em textos de diversos gêneros.
Sugerir textos para leitura, considerando a temática e os gêneros que se pretende abordar.
        PNLD 2020 ou de anos anteriores;
        Caderno do aluno/ Caderno do professor;
        Enciclopédias físicas ou offline;
        Dicionários físicos ou offline;
        Guias impressos de orientações e ensino em língua inglesa;
        Caso o aluno curse, ou tenha cursado o idioma de língua inglesa no CEL, se houver necessidade, poderá utilizar o material do mesmo para eventuais consultas.

Plataformas online
        Vídeoaulas;
        Google classroom;
        Plataformas digitais;
        Youtube EDU;
        Khan Academy;
        The Cambridge Dictionary;
        Duolingo;
        Busuu.
(EF07LI07) Identificar a(s) informação(ões)–chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafo).




Listar de maneira organizada as informações-chave no texto sugerido;
Grifar as informações-chave em textos selecionados.
Sinalizar as partes do texto (parágrafos).
(EF07LI08) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para construir seu sentido global.





Elaborar um novo texto a partir das informações-chave previamente identificadas em textos selecionados;


8° ANO – 1° BIMESTRE
HABILIDADES
ATIVIDADES SUGERIDAS
MATERIAL DE APOIO
(EF08LI06) Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa.
Realizar a leitura de um texto literário, na íntegra, ou adaptado.

        PNLD 2020 ou de anos anteriores;
        Caderno do aluno/ Caderno do professor;
        Enciclopédias físicas ou offline;
        Dicionários físicos ou offline;
        Guias impressos de orientações e ensino em língua inglesa;
        Caso o aluno curse, ou tenha cursado o idioma de língua inglesa no CEL, se houver necessidade, poderá utilizar o material do mesmo para eventuais consultas;
        Textos literários.

Plataformas online
        Vídeoaulas;
        Google classroom;
        Plataformas digitais;
        Youtube EDU;
        Khan Academy;
        The Cambridge Dictionary;
        Duolingo;
        Busuu.
(EF08LI17) Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação.

Lista de exercícios baseados no texto lido e nos pronomes a serem desenvolvidos;

(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogs, entre outros), com uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

Produzir rascunho de comentário, ou resenha, sobre texto literário, na íntegra ou adaptado, levando em consideração o gênero textual usado em comentários de fóruns e blogs;
Revisar sua própria produção escrita pensando em maneiras de melhorá-la;
Redigir versão final de texto.
(EF08LI13) Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

Listar sufixos e prefixos (un-, some-, in-, -less, -ly) para pesquisa e elaboração de palavras.

9° ANO – 1° BIMESTRE
HABILIDADES
ATIVIDADES SUGERIDAS
MATERIAL DE APOIO
(EF09LI07) Identificar argumentos principais e evidências/exemplos que os sustentam.
Analisar textos argumentativos em língua inglesa com o objetivo de apontar os argumentos utilizados pelo autor para sustentar sua tese.
Analisar cartazes e folhetos de campanhas sobre o uso consciente de energia elétrica, por exemplo, a fim de identificar os argumentos.
        PNLD 2020 ou de anos anteriores;
        Caderno do aluno/ Caderno do professor;
        Enciclopédias físicas ou offline;
        Dicionários físicos ou offline;
        Guias impressos de orientações e ensino em língua inglesa;
        Caso o aluno curse, ou tenha cursado o idioma de língua inglesa no CEL, se houver necessidade, poderá utilizar o material do mesmo para eventuais consultas;
        Textos literários.

Plataformas online
        Vídeoaulas;
        Google classroom;
        Plataformas digitais;
        Youtube EDU;
        Khan Academy;
        The Cambridge Dictionary;
        Duolingo;
        Busuu.
(EF09LI12) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo, local ou global, que revelem posicionamento crítico.
Produzir texto, cartaz, folheto para discorrer sobre assuntos como o uso correto da energia elétrica, da água, de alimentação saudável, reciclagem, entre outros. Elaborando propostas de intervenção e argumentos que sustentem o tema.
(EF09LI15) Empregar, de modo inteligível, as formas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (if-clauses).
Utilizar os argumentos do texto, cartaz, folheto para indicar condições negativas e/ou positivas para a execução das ações propostas na campanha elaborada anteriormente.
(EF09LI14) Utilizar conectores, indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção de argumentação e intencionalidade discursiva.
Revisar as produções feitas nas atividades anteriores analisando o uso dos conectores e fazendo correções para promover a melhor construção dos argumentos da campanha.


ENSINO MÉDIO
TEMA: Heroísmo
1ª série EM
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
ESTRUTURA
MATERIAIS DE APOIO
ATIVIDADE 1: “Quais são os seus ficcionais favoritos?”
        Justificativa pessoal: o porquê da escolha das personagens selecionadas;
        Ficha técnica da personagem: descrição (física e emocional), principais feitos, contexto de ação.
        Demais informações: tipos de produção em que aparece, influências, entre outros)
         PNLD 2020 ou de anos anteriores (de Língua Inglesa ou de outros componentes);
        Caderno do aluno/ Caderno do professor (São Paulo Faz Escola);
        Enciclopédias físicas ou offline;
        Dicionários físicos ou offline;
        Guias impressos de orientações e ensino em Língua Inglesa;
        Caso o aluno curse, ou tenha cursado o idioma de língua inglesa no CEL, se houver necessidade, poderá utilizar o material do mesmo para eventuais consultas.

Plataformas online

        Vídeoaulas;
        Google classroom;
        Plataformas digitais;
        Youtube EDU;
        Khan Academy;
        The Cambridge Dictionary;
        Duolingo;
        Busuu.

ATIVIDADE 2: “Quais personalidades públicas que você considera que realizaram atos/ações heroicas?”




        Justificativa pessoal: o porquê da escolha da figura selecionada;
        Resumo bibliográfico da personalidade;
        Demais informações: contexto de atuação (internet, jornais), influências, entre outros.
ATIVIDADE 3: “Quais figuras dentro da sua comunidade que você considera que já praticaram ato(s) heroico(s)?”
        Justificativa pessoal: o porquê da escolha da figura selecionada;
        Relato da ação considerada heroica;
        Demais informações: resumo bibliográfico, influências, consequências, entre outros.
ATIVIDADE 4: Apresentar um relato de uma ação heroica atual, considerando o contexto da epidemia do COVID-19.
        Justificativa pessoal: o porquê da escola da ação heroica;
        Relato da ação: resumo apresentando os envolvidos e o contexto;
        Demais informações: depoimentos (quando houver), consequências, influências, entre outros.

TEMA: Poluição
2ª série EM
PROJETOS SUGERIDOS
ESTRUTURA
MATERIAIS DE APOIO
PROJETO 1: “Para evitar a poluição dentro do meu bairro/cidade.”
        Justificativa
        Atividades desenvolvidas;
        Objetivos gerais;
        Objetivos específicos;
        Agentes da ação
         PNLD 2020 ou de anos anteriores (de Língua Inglesa ou de outros componentes);
        Caderno do aluno/ Caderno do professor (São Paulo Faz Escola);
        Enciclopédias físicas ou offline;
        Dicionários físicos ou offline;
        Guias impressos de orientações e ensino em Língua Inglesa;
        Caso o aluno curse, ou tenha cursado o idioma de língua inglesa no CEL, se houver necessidade, poderá utilizar o material do mesmo para eventuais consultas.

Plataformas online

        Vídeoaulas;
        Google classroom;
        Plataformas digitais;
        Youtube EDU;
        Khan Academy;
        The Cambridge Dictionary;
        Duolingo;
        Busuu.

ATIVIDADE 2: “Para evitar
a poluição no meu país”



         Justificativa
        Atividades desenvolvidas;
        Objetivos gerais;
        Objetivos específicos;
        Agentes da ação



TEMA: Ações Humanitárias
3ª série EM
PROPOSTAS DE PROJETOS
ESTRUTURA
MATERIAIS DE APOIO
PROJETO 1: “Para evitar a propagação do vírus COVID-19 em minha comunidade”
        Justificativa
        Atividades desenvolvidas;
        Objetivos gerais;
        Objetivos específicos;
        Agentes da ação
         PNLD 2020 ou de anos anteriores (de Língua Inglesa ou de outros componentes);
        Caderno do aluno/ Caderno do professor (São Paulo Faz Escola);
        Enciclopédias físicas ou offline;
        Dicionários físicos ou offline;
        Guias impressos de orientações e ensino em Língua Inglesa;
        Caso o aluno curse, ou tenha cursado o idioma de língua inglesa no CEL, se houver necessidade, poderá utilizar o material do mesmo para eventuais consultas.

Plataformas online

        Vídeoaulas;
        Google classroom;
        Plataformas digitais;
        Youtube EDU;
        Khan Academy;
        The Cambridge Dictionary;
        Duolingo;
        Busuu.

ATIVIDADE 2: “Para auxiliar/apoiar as vítimas  vírus do COVID-19 em minha comunidade”


         Justificativa
        Atividades desenvolvidas;
        Objetivos gerais;
        Objetivos específicos;
        Agentes da ação
ATIVIDADE 3: “Para evitar que novos vírus, como o COVID-19, surjam em minha comunidade.”
         Justificativa
        Atividades desenvolvidas;
        Objetivos gerais;
        Objetivos específicos;
        Agentes da ação



Nenhum comentário:

Postar um comentário