Para garantir a continuidade dos estudos nesse momento de suspensão das aulas presenciais em função do coronavírus, sugerimos que oriente seus estudantes a revisarem os conceitos e habilidades abordados até este momento, utilizando para tanto o Caderno do Aluno e/ou o livro didático correspondente.
Nesse sentido, propomos que ofereça, via papel ou redes sociais, conforme a realidade da sua comunidade escolar, as orientações necessárias para o desenvolvimento de algumas atividades compatíveis com o tempo de duas semanas utilizando também as indicações já existentes no material do professor.
A seguir, você encontrará as habilidades a serem desenvolvidas, sugestões de atividades e materiais de apoio.
Oriente que seus alunos façam o registro de todas as atividades para que as mesmas sejam entregues e devidamente organizadas quando o retorno das atividades nas escolas for restabelecido.
O material na íntegra, contendo as demais disciplinas, está disponível no site da Secretaria Escolar Digital, em Documentos orientadores.
ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
6° ANO – 1° BIMESTRE
|
||
HABILIDADES
|
ATIVIDADES SUGERIDAS
|
MATERIAL DE APOIO
|
(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.
|
Ler e interpretar informações
específicas em textos de diversos gêneros.
|
●
PNLD 2020 ou de anos anteriores;
●
Caderno do aluno/ Caderno do professor;
●
Enciclopédias físicas ou offline;
●
Dicionários físicos ou offline;
●
Guias impressos de orientações e ensino em
língua inglesa;
●
Caso o aluno curse, ou tenha cursado o idioma
de língua inglesa no CEL, se houver necessidade, poderá utilizar o material
do mesmo para eventuais consultas.
Plataformas online
●
Vídeoaulas;
●
Google classroom;
●
Plataformas digitais;
●
Youtube EDU;
●
Khan Academy;
●
The Cambridge Dictionary;
●
Duolingo;
●
Busuu.
|
(EF06LI17) construir repertório lexical relativo a temas
familiares (escola, família, rotina diária, atividades de lazer, esportes,
entre outros).
|
Elaborar tabelas, listas de
palavras e atividades, visual
organizers referentes aos temas com linguagem verbal e não verbal;
Identificar palavras referentes
aos temas dentro de produções textuais;
Elaborar um dicionário de
imagens com os vocabulários dos temas estudados.
|
|
(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar
pessoas (verbo to be) e descrever
rotinas diárias.
|
Elaborar um diário de
atividades que contemple pelo menos três dias de sua rotina diária;
|
|
(EF06LI20) Utilizar o presente contínuo para descrever ações em
progresso.
|
A partir do diário de
atividades cotidianas, reescrever as atividades já registradas utilizando o
presente contínuo.
|
|
(EF06LI13) Listar ideias para produção de textos, levando em
conta o tema e o assunto.
|
Organizar um pequeno relato em
forma escrita das atividades que realizou durante os três dias já registrados
anteriormente no diário.
|
7° ANO – 1° BIMESTRE
|
||
HABILIDADES
|
ATIVIDADES SUGERIDAS
|
MATERIAL DE APOIO
|
(EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa
por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e
últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.
|
Ler e identificar informações
específicas em textos de diversos gêneros.
Sugerir textos para leitura,
considerando a temática e os gêneros que se pretende abordar.
|
●
PNLD 2020 ou de anos anteriores;
●
Caderno do aluno/ Caderno do professor;
●
Enciclopédias físicas ou offline;
●
Dicionários físicos ou offline;
●
Guias impressos de orientações e ensino em
língua inglesa;
●
Caso o aluno curse, ou tenha cursado o idioma
de língua inglesa no CEL, se houver necessidade, poderá utilizar o material
do mesmo para eventuais consultas.
Plataformas online
●
Vídeoaulas;
●
Google classroom;
●
Plataformas digitais;
●
Youtube EDU;
●
Khan Academy;
●
The Cambridge Dictionary;
●
Duolingo;
●
Busuu.
|
(EF07LI07) Identificar a(s) informação(ões)–chave de partes de um
texto em língua inglesa (parágrafo).
|
Listar de maneira organizada as
informações-chave no texto sugerido;
Grifar as informações-chave em
textos selecionados.
Sinalizar as partes do texto
(parágrafos).
|
|
(EF07LI08) Relacionar as partes de um texto (parágrafos) para
construir seu sentido global.
|
Elaborar um novo texto a partir
das informações-chave previamente identificadas em textos selecionados;
|
8° ANO – 1° BIMESTRE
|
||
HABILIDADES
|
ATIVIDADES SUGERIDAS
|
MATERIAL DE APOIO
|
(EF08LI06) Apreciar textos narrativos em língua inglesa (contos,
romances, entre outros, em versão original ou simplificada), como forma de
valorizar o patrimônio cultural produzido em língua inglesa.
|
Realizar a leitura de um texto
literário, na íntegra, ou adaptado.
|
●
PNLD 2020 ou de anos anteriores;
●
Caderno do aluno/ Caderno do professor;
●
Enciclopédias físicas ou offline;
●
Dicionários físicos ou offline;
●
Guias impressos de orientações e ensino em
língua inglesa;
●
Caso o aluno curse, ou tenha cursado o idioma
de língua inglesa no CEL, se houver necessidade, poderá utilizar o material
do mesmo para eventuais consultas;
●
Textos literários.
Plataformas online
●
Vídeoaulas;
●
Google classroom;
●
Plataformas digitais;
●
Youtube EDU;
●
Khan Academy;
●
The Cambridge Dictionary;
●
Duolingo;
●
Busuu.
|
(EF08LI17) Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para
construir períodos compostos por subordinação.
|
Lista de exercícios baseados no
texto lido e nos pronomes a serem desenvolvidos;
|
|
(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos
pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção,
blogs, entre outros), com uso de estratégias de escrita (planejamento,
produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos
para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).
|
Produzir rascunho de
comentário, ou resenha, sobre texto literário, na íntegra ou adaptado,
levando em consideração o gênero textual usado em comentários de fóruns e
blogs;
Revisar sua própria produção
escrita pensando em maneiras de melhorá-la;
Redigir versão final de texto.
|
|
(EF08LI13) Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na
formação de palavras em língua inglesa.
|
Listar sufixos e prefixos (un-, some-, in-, -less, -ly) para
pesquisa e elaboração de palavras.
|
9° ANO – 1° BIMESTRE
|
||
HABILIDADES
|
ATIVIDADES SUGERIDAS
|
MATERIAL DE APOIO
|
(EF09LI07) Identificar argumentos principais e
evidências/exemplos que os sustentam.
|
Analisar textos argumentativos
em língua inglesa com o objetivo de apontar os argumentos utilizados pelo
autor para sustentar sua tese.
Analisar cartazes e folhetos de
campanhas sobre o uso consciente de energia elétrica, por exemplo, a fim de
identificar os argumentos.
|
●
PNLD 2020 ou de anos anteriores;
●
Caderno do aluno/ Caderno do professor;
●
Enciclopédias físicas ou offline;
●
Dicionários físicos ou offline;
●
Guias impressos de orientações e ensino em
língua inglesa;
●
Caso o aluno curse, ou tenha cursado o idioma
de língua inglesa no CEL, se houver necessidade, poderá utilizar o material
do mesmo para eventuais consultas;
●
Textos literários.
Plataformas online
●
Vídeoaulas;
●
Google classroom;
●
Plataformas digitais;
●
Youtube EDU;
●
Khan Academy;
●
The Cambridge Dictionary;
●
Duolingo;
●
Busuu.
|
(EF09LI12) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas
publicitárias, memes, entre outros)
sobre temas de interesse coletivo, local ou global, que revelem
posicionamento crítico.
|
Produzir texto, cartaz, folheto
para discorrer sobre assuntos como o uso correto da energia elétrica, da
água, de alimentação saudável, reciclagem, entre outros. Elaborando propostas
de intervenção e argumentos que sustentem o tema.
|
|
(EF09LI15) Empregar, de modo inteligível, as formas verbais em
orações condicionais dos tipos 1 e 2 (if-clauses).
|
Utilizar os argumentos do
texto, cartaz, folheto para indicar condições negativas e/ou positivas para a
execução das ações propostas na campanha elaborada anteriormente.
|
|
(EF09LI14) Utilizar conectores, indicadores de adição, condição,
oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção de
argumentação e intencionalidade discursiva.
|
Revisar as produções feitas nas
atividades anteriores analisando o uso dos conectores e fazendo correções
para promover a melhor construção dos argumentos da campanha.
|
ENSINO MÉDIO
TEMA: Heroísmo
1ª série EM
|
||
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
|
ESTRUTURA
|
MATERIAIS DE APOIO
|
ATIVIDADE 1:
“Quais são os seus ficcionais favoritos?”
|
●
Justificativa pessoal: o porquê da escolha das
personagens selecionadas;
●
Ficha técnica da personagem: descrição (física
e emocional), principais feitos, contexto de ação.
●
Demais informações: tipos de produção em que
aparece, influências, entre outros)
|
●
PNLD 2020 ou de anos anteriores (de
Língua Inglesa ou de outros componentes);
●
Caderno do aluno/ Caderno do professor (São
Paulo Faz Escola);
●
Enciclopédias físicas ou offline;
●
Dicionários físicos ou offline;
●
Guias impressos de orientações e ensino em
Língua Inglesa;
●
Caso o aluno curse, ou tenha cursado o idioma
de língua inglesa no CEL, se houver necessidade, poderá utilizar o material
do mesmo para eventuais consultas.
Plataformas online
●
Vídeoaulas;
●
Google
classroom;
●
Plataformas digitais;
●
Youtube EDU;
●
Khan
Academy;
●
The
Cambridge Dictionary;
●
Duolingo;
●
Busuu.
|
ATIVIDADE 2: “Quais
personalidades públicas que você considera que realizaram atos/ações
heroicas?”
|
●
Justificativa pessoal: o porquê da escolha da
figura selecionada;
●
Resumo bibliográfico da personalidade;
●
Demais informações: contexto de atuação
(internet, jornais), influências, entre outros.
|
|
ATIVIDADE 3:
“Quais figuras dentro da sua comunidade que você considera que já praticaram
ato(s) heroico(s)?”
|
●
Justificativa pessoal: o porquê da escolha da
figura selecionada;
●
Relato da ação considerada heroica;
●
Demais informações: resumo bibliográfico,
influências, consequências, entre outros.
|
|
ATIVIDADE 4:
Apresentar um relato de uma ação heroica atual, considerando o contexto da
epidemia do COVID-19.
|
●
Justificativa pessoal: o porquê da escola da
ação heroica;
●
Relato da ação: resumo apresentando os
envolvidos e o contexto;
●
Demais informações: depoimentos (quando
houver), consequências, influências, entre outros.
|
TEMA: Poluição
2ª série EM
|
||
PROJETOS SUGERIDOS
|
ESTRUTURA
|
MATERIAIS DE APOIO
|
PROJETO 1:
“Para evitar a poluição dentro do meu bairro/cidade.”
|
●
Justificativa
●
Atividades desenvolvidas;
●
Objetivos gerais;
●
Objetivos específicos;
●
Agentes da ação
|
●
PNLD 2020 ou de anos anteriores (de
Língua Inglesa ou de outros componentes);
●
Caderno do aluno/ Caderno do professor (São
Paulo Faz Escola);
●
Enciclopédias físicas ou offline;
●
Dicionários físicos ou offline;
●
Guias impressos de orientações e ensino em
Língua Inglesa;
●
Caso o aluno curse, ou tenha cursado o idioma
de língua inglesa no CEL, se houver necessidade, poderá utilizar o material
do mesmo para eventuais consultas.
Plataformas online
●
Vídeoaulas;
●
Google
classroom;
●
Plataformas digitais;
●
Youtube EDU;
●
Khan
Academy;
●
The
Cambridge Dictionary;
●
Duolingo;
●
Busuu.
|
ATIVIDADE 2: “Para
evitar
a poluição no meu país”
|
●
Justificativa
●
Atividades desenvolvidas;
●
Objetivos gerais;
●
Objetivos específicos;
●
Agentes da ação
|
|
TEMA: Ações Humanitárias
3ª série EM
|
||
PROPOSTAS DE PROJETOS
|
ESTRUTURA
|
MATERIAIS DE APOIO
|
PROJETO 1:
“Para evitar a propagação do vírus COVID-19 em minha comunidade”
|
●
Justificativa
●
Atividades desenvolvidas;
●
Objetivos gerais;
●
Objetivos específicos;
●
Agentes da ação
|
●
PNLD 2020 ou de anos anteriores (de
Língua Inglesa ou de outros componentes);
●
Caderno do aluno/ Caderno do professor (São
Paulo Faz Escola);
●
Enciclopédias físicas ou offline;
●
Dicionários físicos ou offline;
●
Guias impressos de orientações e ensino em
Língua Inglesa;
●
Caso o aluno curse, ou tenha cursado o idioma
de língua inglesa no CEL, se houver necessidade, poderá utilizar o material
do mesmo para eventuais consultas.
Plataformas online
●
Vídeoaulas;
●
Google
classroom;
●
Plataformas digitais;
●
Youtube EDU;
●
Khan
Academy;
●
The
Cambridge Dictionary;
●
Duolingo;
●
Busuu.
|
ATIVIDADE 2: “Para
auxiliar/apoiar as vítimas vírus do
COVID-19 em minha comunidade”
|
●
Justificativa
●
Atividades desenvolvidas;
●
Objetivos gerais;
●
Objetivos específicos;
●
Agentes da ação
|
|
ATIVIDADE 3:
“Para evitar que novos vírus, como o COVID-19, surjam em minha comunidade.”
|
●
Justificativa
●
Atividades desenvolvidas;
●
Objetivos gerais;
●
Objetivos específicos;
●
Agentes da ação
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário