terça-feira, 18 de junho de 2019

ALUNOS DA E. E. PROF. ZULMIRO ALVES DE SIQUEIRA SE DESTACAM EM COMPETIÇÕES DE MATEMÁTICA

Matemática é algo que quando citada causa medo e desespero em alguns e garra em outros; nos nossos corajosos competidores e caça medalhas, ouve uma quantidade elevada ao cubo de felicidade, pois a coragem e dedicação desses competidores levou-os a ganhar medalhas em nível estadual e nacional. O esforço de cada um deles foi fundamental para essa maravilhosa conclusão. 



Temos plena certeza que houve sim um esforço para a conquista dessas medalhas, com a dedicação de todos os alunos quando saem de suas casas e vão para a escola, e buscam sempre aprender, e ficamos felizes com o comprometimento de todos. 



Uma salva de palmas para todos os alunos que participaram da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras, que pelo segundo ano consecutivo conquistaram medalhas. 

’Você nunca sabe que resultados virão da sua ação, mas se você não fizer nada não existirão resultados’’ (Mahatma Gandhi). 

Olimpíada de Matemática da Unicamp e o uso de plataformas 

Pela primeira vez, a escola participou da 35ª Olimpíada de Matemática da Unicamp, e duas alunas do 9º Ano Tiffany Allana dos Santos Almeida e Kelly de Souza Ribeiro se classificaram para 2ª fase, no dia 16 de junho de 2019. 


Além do incentivo para participação de Olimpíadas e competições, os professores juntamente com a coordenação decidiram em reunião de ATPC, pelo uso de plataformas para o ensino de Matemática como forma de incentivo e motivação para que os alunos aprendam e se interessem pela Matemática. Dessa forma, o professor de matemática tem a oportunidade de fazer uso dos recursos tecnológicos como ferramenta facilitadora para diagnóstico e planejamento de suas aulas. 


Os alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, estão utilizando a plataforma do Dragonlearn, e participaram da Olimpíada de Matemática Plus. As tarefas da competição visam o desenvolvimento do pensamento não-padrão e são apresentados na forma de jogos. Também treinam atenção, lógica e imaginação espacial. A plataforma não exige conhecimento aprofundado do programa escolar. 


Os alunos do ensino médio, estão utilizando a plataforma do Khan Academy. Através dela, foi possível verificar o acesso e o desempenho dos alunos, em relação às habilidades dominadas ou com dificuldades, e as que precisavam praticar, possibilitando ao professor acompanhar e ter um diagnóstico imediato sobre as dificuldades dos alunos, bem como o desenvolvimento e domínio de habilidades.