terça-feira, 31 de março de 2020

ESTRATÉGIAS DE TELE TRABALHO DAS EE SODRÉ, LAVÍNIA, MARCIO BORGES, GETÚLIO, SIQUEIRA, CECÍLIA, NAPOLEÃO MAIA


As escolas continuam num trabalho incansável para deixar seus alunos com atividades durante a período em que permanecem sem aulas. 

Transcrevemos abaixo o que vem sendo desenvolvido por mais um grupo de escolas:

EE Marcos Alexandre Sodré

Estamos utilizando o Facebook da escola onde criamos um link para cada série com suas respectivas atividades e um email foi criado para enviar as dúvidas para os professores. 

EE Lavínia Ribeiro Aranha 

Estamos utilizando o Google Classroom, uma interação em ambiente virtual fácil de se utilizar e muito rápido e ágil. 

EE Marcio Borges Machado 

Esta página do Facebook foi criada com a finalidade de disponibilizar conteúdos e atividades aos estudantes do ensino fundamental e médio durante o período de quarentena devido a pandemia do COVID-19. O objetivo é facilitar a comunicação escola/professores e alunos e diminuir a lacuna de conteúdos. Nesse momento é importante que todos fiquem em casa e sigam as orientações e recomendações dos órgãos de saúde. A escola está atenta a todas as orientações estabelecidas pelo governo do estado e caso ocorram novas mudanças comunicaremos posteriormente. 

É imprescindível que todos os alunos realizem as atividades aqui orientadas como forma de suprir a ausência de conteúdos e informação durante esse período. A execução de tarefas escolares nesse momento, também é uma forma saudável de ocupar a mente e amenizar a ociosidade causada em decorrência do isolamento social. Outras atividades como a leitura, jogos educativos, filmes, e pequenos exercícios diários em casa também são recomendáveis para mantermos nossas mentes saudáveis nesse momento. 

Sabemos que estamos em um ano escolar atípico, no entanto, contamos com a colaboração de todos para juntos vencermos cada etapa desse período. 

Atenciosamente, 

EQUIPE E.E. PROF. MÁRCIO BORGES 

EE Getúlio Nogueira de Sá

Essa página do Facebook é para uso restrito dos gestores e professores da escola ofertarem atividades pedagógicas a distância, devido a suspensão das aulas para evitar disseminação do coronavírus. Pedimos a colaboração dos pais no acompanhamento e apoio aos seus filhos durante os estudos, garantindo um ambiente organizado e definindo horários. 

EE Coronel Siqueira de Moraes 

Estamos usando o Google Classroom, eficiente; os professores colocam as atividades, tiram dúvidas, indicam vídeo aula para os alunos. Para os alunos do 6º ano, cadastramos os emails dos pais. 

EE Cecília Rolemberg Porto Gelli

Estamos utililizando o Google Classroom. 

EE Francisco Napoleão Maia

Atividades, pesquisas, vídeo aulas, foram enviadas para a coordenação. Organizamos grupos no Whatsapp com alunos representantes. Geramos links por ano/série com as atividades e enviamos nos grupos. Os alunos representantes replicaram para seus grupos de sala. Mesmo nos 6⁰ anos, tivemos uma boa participação.

ESTRATÉGIAS DE TELE TRABALHO DAS EE DIÓGENES, ANTONIO DUTRA, JOSÉ DE ANCHIETA, IRIE, JURANDYR


As escolas continuam num trabalho incansável para deixar seus alunos com atividades durante a período em que permanecem sem aulas. 

Transcrevemos abaixo o que vem sendo desenvolvido por mais um grupo de escolas:


EE Diógenes Duarte Paes


A E. E. Diógenes Duarte Paes seguindo as orientações da SECUC realizou na semana de 16/03 e 20/03 atividades de conscientização sobre o COVID-19 / Corona vírus com os alunos e comunidade escolar. Os professores foram orientados a preparar um roteiro de estudo durante o período de recesso escolar. As atividades escolares foram postadas no Facebook Oficial da escola dia 20/03 dando assim continuidade aos conteúdos, estudos e projetos iniciados no Programa INOVA
Através do documento Google Drive a coordenação elaborou uma tabela ano/série e compartilhou com a equipe docente que prontamente encaminhou as atividades aos estudantes para serem desenvolvidas durante esse primeiro momento de recesso escolar (23/03 a 03/04). Essa tabela foi disponibilizada aos alunos e seus familiares através de links compartilhados em álbuns que foram montados na página do Facebook. Houve o compartilhamento dos links das atividades também através de professores que fazem parte de grupos de WhatsApp sala de aula e alunos representantes de turmas. 
Na semana 30/03 a 03/04, foi disponibilizado aos alunos e-mails específicos ano/série direcionados a receber as atividades realizadas por eles. Dentro de cada e-mails teremos uma pasta para cada professor. O aluno seguira um padrão no envio do e-mail. 
Os professores respondem as dúvidas dos alunos através dessas ferramentas, auxiliando na compreensão dos conteúdos e atividades que foram encaminhadas. São postados várias #dicas de estudo, curiosidades, livros, gibis, jogos por parte da equipe docente. Os alunos foram incentivados e orientados a gerar a Carteirinha do Aluno e o uso do e-mail institucional realizando o passo a passo na plataforma (www.educacao.sp.gov.br/sed), Secretaria Escolar Digital através de tutorias disponibilizados pela equipe gestora.
Seguindo os trabalhos da semana os professores irão encaminhar atividades via plataforma Google Drive para o pós-férias 20/04, caso continuemos trabalhando home office.

EE Antonio Dutra

A EE Antonio Dutra pensando na situação atípica pela qual estamos passando, disponibilizou aos alunos do Programa Ensino Integral um roteiro de estudos a ser seguido durante o recesso.

Sugerido a leitura do  ebook da autora Valeria Piassi Pilizzi,  “Depois daquela viagem”, cujo tema será desenvolvido no projeto interdisciplinar em andamento “Valorização da vida”, além de videoaulas.

Houve muita troca de informações pelos grupos de WhatsApp e Facebook, informando e  esclarecendo dúvidas acerca da pandemia,  sendo que o líder de sala atuou como o  principal interlocutor entre os colegas.

Os professores em geral deixaram atividades como leitura e exercícios da apostila,  pesquisas individuais e grupo (realizado virtualmente). 

Estamos estudando como desenvolver aulas no Google Classroom e YouTube e Google Teams para usarmos posteriormente.

EE Padre José de Anchieta

Esta unidade escolar está utilizando o Google Classroom e o Instagram para divulgação das postagens.

EE Pedro Yoshichica Irie

Disponibilizou as atividades, pesquisas e orientações nos grupos de Whatsapp formado com os professores e por e-mail aos líderes de turma para que repassassem para os demais alunos.

EE Jurandyr de Souza Lima

As atividades do Jurandyr estão sendo postadas no  Facebook da escola e para os alunos que não tem acesso à ferramenta estamos enviando por e-mail.