sexta-feira, 25 de maio de 2018

GINCANA SUSTENTÁVEL NA EE PROFA MARIA DE ALMEIDA SCHLEDORN


A EE Profa Maria de A. Schledorn realizou uma gincana sustentável, em parceira com a empresa Siemens, que tem como um dos objetivos, trazer para os alunos uma forma diferenciada de trabalho. 

Conforme a Professora Coordenadora da unidade escolar,  Maria Helena Malena, um dos  problemas levantados pela equipe escolar é que alguns alunos  que apresentam  dificuldade na aprendizagem, consequentemente são mais lentos em realizar as atividades propostas pelos docentes, gerando desinteresse  e pouca participação das aulas, são os que mais se sobressaem, que surpreendem em projetos como esse.

A parceria com a empresa Siemens veio ao encontro a esse problema.  No projeto eles precisaram estudar o tema, construir roupas e objetos com materiais recicláveis, preparar pratos saborosos através do reaproveitamento de alimentos, aprender sobre economia e importância do bom uso da água e reciclagem de materiais.

Na apresentação  ocorreu um grande envolvimento dos alunos, socialização de boas práticas e muita cooperação. A Coordenadora encerra, dizendo que essa foi a segunda vez que o Projeto aconteceu e que os alunos adoraram!

Esta ação nos remete à Teoria de Gardner acerca das inteligências múltiplas. Segundo Howard Gardner e seus colegas da prestigiada Universidade de Harvard advertiram que a inteligência acadêmica (obtida através de qualificações e méritos educacionais) não pode ser o fator decisivo para determinar a inteligência de uma pessoa. (Disponível em: http://www.psiconlinews.com/2015/05/teoria-das-inteligencias-multiplas-de-gardner.html




Elucidando um pouco mais o objetivo da gincana, no site https://voluntariadosb.v2v.net/aggregators/246-conscientizacao-sustentavel-em-escolas-gincana-2018 há um pequeno texto que trata do tema:


PARCERIA SESC E DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE JUNDIAÍ


Alunos da EE Alessandra Pezzato

SESC ofereceu em 2018 no primeiro semestre à Diretoria de Ensino Regional de Jundiaí trinta e cinco viagens culturais para que os alunos pudessem visitar a exposição de Arte Contemporânea “NÃO HÁ PERGUNTAS PARA TODAS AS RESPOSTAS”.







Trata-se de uma mostra, formada por mulheres artistas, que buscam provocar reflexões por meio de obras que se apresentam como indicadores subjetivos das vivências plurais de oito artistas sul-americanas de diferentes origens, gerações e experiências, sendo seis brasileiras – Andréia Dulianel, Carolina Whitaker, Viviane Almeida, Berna Reale, Carolina Velasquez e Marcela Tiboni – e duas argentinas, Graciela Sacco e Sol Casal. 

Com curadoria de Isadora Reis, a mostra se alinha a proposta central do Festival Delas - 
http://acontecejundiai.com.br/2018/03/04/festival-delas-mulheres-na-arte/ - que é tornar visível a arte criada por Mulheres, promovendo contatos, diálogos e interlocuções com suas perspectivas sobre o mundo e sobre a arte, e atestar que, juntas, as mulheres podem o mundo – o nosso, das nossas, das que nos antecederam e o das que virão depois de nós.

A Diretoria de Ensino, representada por Professores e alunos  e da PCNP de Arte, Helena Galvani, compareceu à exposição, conforme as fotos.
EE Rafael de Oliveira

EE Rafael Mauro

EE Maria de Lourdes de França Silveira

EE Jurandyr de Souza Lima

EE Albertina Fortarel

EE Fazenda Grande

EE Benedita Arruda








VC GRÊMIO ESTUDANTIL - TRANSFORMANDO INTENÇÕES EM PROJETOS

Conforme o comunicado da vídeo conferência, foi realizada no dia 22 de maio com a presença da Dirigente substituta, Ana Flávia, das Supervisoras Sylvia, Neka e Selma,  dos PCNP Elio, Marisa e Claudio e dos alunos gremistas da EE Siqueira de Moraes.


Nas demais escolas os alunos assistiram por streaming, como podemos conferir nas fotos abaixa da EE Pedro Iriê.