segunda-feira, 28 de maio de 2018

I ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE APRENDIZAGEM AUTORREGULADA NA UNICAMP

Encontro na UNICAMP direcionado a Professores, Gestores e Coordenadores da Educação Básica e Superior a ser realizado no dia 07/06/2018. As inscrições deverão ser efetuadas no site da Faculdade de Educação – UNICAMP. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/eventos/agenda-de-eventos/i-encontro-luso-brasileiro-de-aprendizagem-autorregulada








INSCRIÇÕES PARA CURSO DE ESPANHOL NO CEL JUNDIAÍ

O Centro de Estudo de Línguas - CEL, que tem como um dos  objetivos oferecer aos alunos matriculados em escolas da rede estadual a oportunidade de aprender novos idiomas, está divulgando edital de abertura da inscrição (de 04/06 a 11/06) para o curso de Espanhol para o segundo semestre. 

Além do estudo da língua estrangeira, os estudantes ampliam sua formação cultural, explorando nas aulas os costumes de outros países. 

A oferta dos cursos atende uma necessidade do mercado de trabalho, aumentando as chances de inserção profissional para os alunos.

O acesso aos cursos é gratuito. Podem se inscrever alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Foi enviado às escolas da Diretoria o email 2583/18 - Edital, Comunicado e Requerimento para o Segundo Semestre/2018 - CEL.

Abaixo o edital e o requerimento para conhecimento de todos.







ALUNOS DA EE ANA PAES LEVAM REIVINDICAÇÕES AO DEPUTADO MIGUEL HADDAD NUMA AÇÃO DE PROTAGONISMO JUVENIL



O Programa Ensino Integral tem como meta o desenvolvimento de jovens conscientes de seus direitos e deveres, que sejam autônomos, solidários, competentes, e que tenham um Projeto de Vida construído até a conclusão da Educação Básica.

A construção de um Projeto de Vida pretende contribuir para o engajamento dos jovens nos estudos e ajudá-los nas escolhas que farão para seu futuro. Ele é o eixo central das atividades das escolas deste Programa, que visa o “despertar do sonho” dos alunos e a organização de um planejamento para a sua realização. 

O trabalho compreende atividades que estimulem o autoconhecimento para que os alunos reflitam sobre suas habilidades e sonhos, incorporem conhecimentos e valores que contribuam para a tomada de decisões responsáveis,  permitam a compreensão de que as escolhas que fizerem hoje influenciarão o seu futuro e percebam a importância da escolaridade na realização dos seus projetos.

Por meio da parte diversificada do currículo, com atividades interdisciplinares, espaços de efetiva participação que permitem o desenvolvimento da autonomia e aulas de Projeto de Vida, os alunos são corresponsabilizados pelo seu desenvolvimento pessoal e acadêmico com o objetivo de construir e, posteriormente, realizar o seu Projeto de Vida. 

O Programa Ensino Integral visa a formação cidadã de alunos autônomos, solidários e competentes, que possuam um Projeto de Vida que lhes permita a inserção na vida adulta de forma ética e responsável.

Colocando em prática ações que privilegiam a autonomia e a  corresponsabilidade, no dia 23 de maio,  os alunos do 9º ano, Pedro Henrique e Camilly Viana, da EE Ana Paes, juntamente com a Prof. de Projeto de Vida, Ana Lucia Toriani levaram algumas reivindicações para a área da saúde e mobilidade aos Deputado Federal Miguel Haddad, que os recebeu em seu escritório e os parabenizou pela iniciativa.