quinta-feira, 28 de junho de 2018

ALUNAS DA EE ZULMIRO ALVES DE SIQUEIRA SE DESTACAM NO JOGO DE XADREZ




Embora o mundo esteja cada vez mais tecnológico, ainda há espaço nele para os jogos de tabuleiro. 

O Xadrez é praticado em todo o mundo e em algumas localidades é até disciplina do currículo. Esse jogo que exige um raciocínio lógico matemático apurado, uma capacidade grande de elaborar uma estratégia ao mesmo tempo em que se desvenda a estratégia do oponente é um estímulo imenso ao desenvolvimento intelectual do enxadrista. 

A EE Zulmiro Alves de Siqueira, sabendo dessa importância, resolveu então competir na modalidade Xadrez Infantil Feminino e a professora de Educação Física Cristiane Pereira montou uma equipe formada pelas alunas da 1ª série do Ensino Médio, Júlia, Emanuele, Ana Karoline e as Irmãs Larissa e Laíza . Julia aprendeu a jogar com um livro que encontrou na Biblioteca da escola e ensinou Emanuele. Laíza, Larissa e Ana já conheciam o jogo,  mas nunca haviam participado de competições. 


Sem muita expectativa, mas confiantes, as meninas foram competir e ficaram em primeiro lugar, ganhando medalha de ouro pela DE de Jundiaí . Voltaram à escola muito felizes e ainda perplexas com o resultado positivo. 

Prepararam-se para a nova fase que ocorreu junto a DE de Bragança Paulista. Lá conseguiram classificar-se em segundo lugar na modalidade Infantil feminina por equipe e a aluna Laíza, campeã na modalidade individual, se classificou para uma nova etapa, que acontecerá no início de Agosto em Campinas-SP. 

Os resultados positivos estão inspirando os alunos a montarem  grupos de Xadrez para que possam vir a ser ainda mais competitivos.  

O grupo gestor composto pela Diretora,  Marlene Lorencini, Vice Diretor,  Ivan Musselli,  Professora  Coordenadora,  Aline C. Nagatomo e  Professores apoiam e aplaudem a iniciativa.

Torcemos para que Laíza se torne campeã da próxima etapa.

BOA PRÁTICA NA EE GETÚLIO NOGUEIRA DE SÁ



A Professora de Inglês, Maristela Radichi da  Escola Getúlio Nogueira de Sá realizou um trabalho com os alunos dos 8º anos utilizando meios lúdicos, os quais proporcionam um ambiente agradável e atraente, além de servir de motivação para o aprendizado.  Trata-se do Memory Game / Jogo da Memória, que  ajuda os alunos a memorizar os verbos no Past Simple.



Trabalhar com jogos é uma forma de estimular a competição entre os alunos e ajudá-los a fixar melhor os conteúdos. No caso dos verbos irregulares não há outra forma de aprender a não ser memorizá-los, já que eles não possuem regras.

Nesse caso os alunos estavam divididos em grupos com os cartões de verbos espalhados à frente para que formassem pares de verbos com o infinitivo e o seu respectivo passado simples. O grupo que tivesse maior números de pares no final, seria o vencedor.