terça-feira, 17 de abril de 2018

TUTORAR - SAB - SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA



A Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) é uma entidade científica sem fins lucrativos, fundada em 1974, cujas finalidades são:
·         Congregar os astrônomos do Brasil;
·         Zelar pela liberdade de ensino e pesquisa;  pelos interesses e direitos dos astrônomos e  pelo prestígio da ciência do País;
·         Estimular as pesquisas e o ensino de Astronomia no País;
·         Manter contato com institutos e sociedades correlatas no País e no exterior;
·         Promover reuniões científicas, congressos especializados, cursos e conferências;
·         Editar um boletim informativo sobre as atividades da SAB e assuntos gerais relacionados com a Astronomia.

O programa “Programa Astrônomo Cidadão” visa orientar alunos e professores de ensino médio e divulgadores em suas atividades.
Os organizadores selecionarão alunos dentre aqueles que solicitarem participação no programa. A partir do aceite, um tutor da comunidade de profissionais será escolhido. Este tutor acompanhará o aluno, ou professor, ou divulgador, orientando o mesmo naquilo que for necessário para uma melhor compreensão do que significa a carreira de astrônomo e a divulgação de conteúdo astronômico.
Para se inscrever basta acessar o endereço: 

URGENTE - PRAZO ATÉ 27/04 PARA INSCRIÇÃO DE ALUNOS NA OLIMPÍADA DA ASTRA E DESAFIOS MATEMÁTICOS

Lembramos que no próximo dia 27/04/18 (sexta-feira) será o encerramento das inscrições de dois projetos de Matemática, listados abaixo,  que a nossa Diretoria de Ensino está diretamente envolvida, quer seja através de parceria com empresa privada ou ações da própria Secretaria da Educação. 


Publicado no blog da Diretoria de ensino em 23/03/2018. Disponível em: http://dejundiaemfoco.blogspot.com.br/2018/03/23-olimpiada-estudantil-astra-de.html

1) 23ª Olimpíada Estudantil Astra de Matemática –- as inscrições podem ser feitas por e-mail para o endereço marisa.nadalin@astra-sa.com




Publicado no blog da Diretoria de ensino em 15/04/2018. Disponível em: http://dejundiaemfoco.blogspot.com.br/2018/04/inscricoes-ate-30-de-abril-para-os.html


2) Desafios Matemáticos –- as inscrições podem ser feitas por e-mail para o endereço do Núcleo Pedagógico, dejndnpe@educacao.sp.gov.br

Contamos com a participação de todas as escolas nos respectivos projetos!

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O ENCCEJA 2018



As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018 estão abertas e podem ser feitas até 23h59 de 27 de abril, exclusivamente pela internet, no endereço enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

O Sistema de Inscrição também pode ser acessado por meio do Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no endereço www.inep.gov.br. As provas serão aplicadas em 5 de agosto. 

O Exame é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. 

A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos. 

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: 

1. Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação;

2. Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação. 

Orientações para inscrição 

O Inep elabora, aplica e corrige as provas, mas a certificação é competência das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep. 

Na inscrição, o participante precisa escolher a instituição certificadora na qual pretende solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência e ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. 

Quem visa o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio necessita ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação. O participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada. Quem não tem uma declaração parcial de proficiência deve escolher fazer todas as provas do nível de ensino para o qual busca a certificação. 

O Encceja é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha por prova.

No Ensino Fundamental as áreas de conhecimento avaliadas são: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia. 

No Ensino Médio as áreas são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR DO MEIO DO ANO DA UNESP


O Vestibular do meio do ano de 2018 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) já está com inscrições abertas.

Os interessados devem fazer o cadastro no site da Fundação Vunesp, disponível em https://www.vunesp.com.br/ até o dia 27 de abril. Para se inscrever, clique em https://www.vunesp.com.br/VNSP1801 O valor da taxa de inscrição é de R$ 170. 


A Unesp está oferecendo 360 vagas nos  cursos de Engenharias Agronômica (Ilha Solteira e Registro), Ambiental (Sorocaba), Aeronáutica (São João da Boa Vista), Civil (Ilha Solteira), de Controle e Automação (Sorocaba), de Produção (Bauru), Elétrica (Ilha Solteira) e Mecânica (Ilha Solteira). São 40 vagas disponíveis por opção de curso.

Exame

A aplicação da prova da primeira fase, com 90 questões de múltipla escolha, está prevista para 13 de maio, nas cidades de Bauru, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Registro, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São Paulo e Sorocaba. 

No Vestibular Meio de Ano 2018, o Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública garante um mínimo de 50% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o Ensino Médio em escola pública. Isso deve ampliar a proporção desses alunos nos cursos da Unesp. No Vestibular 2017, a proporção de matriculados egressos de escolas públicas foi de 52,6%.


ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO APROVADOS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PARTICULARES NO VESTIBULAR 2018





Parabéns aos alunos e respectivas Unidades Escolares pela aprovação no vestibular 2018.


ENCONTRO SOBRE A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES – FORTALECER PESSOAS PARA ATUAREM EM REDE NA DEFESA DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.

Lançada em fevereiro de 2018, a Jornada de rodas de conversa é um projeto do Instituto Liberta realizado nas diretorias de ensino da rede estadual de Educação de São Paulo. 

O objetivo dos encontros, que reúnem professores-coordenadores, supervisores de ensino, técnicos pedagógicos, vice-diretores, professores da Escola da Família e professores mediadores de conflitos, é capacitá-los para identificar casos de exploração sexual de crianças e adolescentes e orientá-los a agir de forma integrada no combate ao problema. 

“Vamos conversar com cinco mil profissionais, que irão mobilizar 200 mil professores da rede estadual”, explica Cristina Cordeiro, diretora adjunta do Liberta e responsável pela condução dos encontros. Ao longo do ano serão realizadas 182 rodas nas 91 diretorias de ensino do estado. 


Na Diretoria de Ensino de Jundiaí, o encontro ocorreu no dia 11/04/2018, na EE Siqueira Moraes.