quinta-feira, 5 de março de 2020

ÚLTIMA SEMANA PARA INSCRIÇÕES NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

As inscrições para alunos da rede estadual participarem da 16ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) estão na reta final. O prazo final é dia 10 de março, o cadastro é gratuito e deve ser realizado por um professor responsável da escola, que pode ser pública ou particular. 


A competição é realizada em três fases. Na última fase, os 16 melhores classificados poderão fazer uma capacitação prática intensiva em biologia molecular, bioquímica, bioinformática, botânica e zoologia nos laboratórios do Butantan, em São Paulo. Destes, 4 serão selecionados para a competição internacional e outros quatro para a ibero-americana. 

Organizada pelo Instituto Butantan, o objetivo da Olimpíada é estimular o interesse em estudos biológicos nos estudantes de ensino médio. A idade máxima de participação é de 19 anos, completados até dia 1º de julho de 2020. Os melhores alunos classificados pela OBB poderão participar uma única vez da OIAB e até duas vezes, participando dos respectivos processos seletivos da OBB, da IBO. 

Os melhores colocados irão para a Olimpíada Internacional de Biologia, no Japão, e para a Olimpíada Ibero-americana de Biologia, na Costa Rica. Haverá também distribuição de medalhas para 150 alunos e premiações especiais para a aluna melhor classificada e para o estudante de escola pública com melhor classificação. 

Vale lembrar que a Olímpíada também conta para o vestibular: os medalhistas poderão conquistar vagas em importantes universidades públicas, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei – MG). A prática se estende a várias universidades públicas de São Paulo, que mantêm um cronograma específico para selecionar estudantes classificados em olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais.

EDUCA SÃO PAULO/USP PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

A Universidade de São Paulo (USP) objetiva com o programa USP EducaSP contribuir com a formação de estudantes do Ensino Médio por meio da oferta de cursos de formação complementar, fortalecendo a conexão desses estudantes com o Ensino Superior.

O programa é fruto da parceria entre a USP, FUVEST e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e atenderá, exclusivamente, estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio das escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo.

As inscrições podem ser feitas pelo site  até dia 13 de março. As aulas começam no dia 23 de março e vão até o dia 1º de maio

São 15 mil vagas disponíveis para dez opções de cursos em diversas áreas, sendo  eles: 
Astrobiologia; 
Fotografia; 
Programação de aplicativos e jogos; 
Quero engenhar!;
Robótica; 
Super tecnologias; 
Negociações internacionais; 
Lazers, luzes e cores; 
Decifrando seu dinheiro; 
Expedição literária: viagem pelas letras.


O curso é dividido em 2h diárias de atividades, que reúnem videoaulas, estudo de material complementar e tarefas guiadas por tutores, que são alunos de graduação da USP. 

Serão emitidos certificados de conclusão das atividades cursadas, mediante avaliação de desempenho do estudante nas referidas atividades que deve ser igual ou superior a 5,0 e frequência igual ou superior a 75%.

A critério da USP, os estudantes que não concluírem os cursos perderão prioridade no oferecimento de vagas subsequentes.

Ao estudante inscrito cabe assistir as videoaulas, realizar o estudo do material complementar, entregar as atividades no ambiente virtual e participar semanalmente do atendimento ao vivo. 

O programa também inclui pelo menos uma visita presencial do estudante ao campus da USP mais próximo de sua residência. Além da capital, a universidade tem sete unidades instaladas pelo Interior de São Paulo.

Com o programa, a Seduc quer ampliar a formação dos estudantes do ensino médio, desenvolvendo capacidades que vão além dos conteúdos da sala de aula, além de fornecer uma amostra da vida universitária.