terça-feira, 9 de março de 2021

Estudantes, Professoras, Vencedoras








No mais recente Concurso de Desenho – Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, as alunas Mayara da Conceição Lima, Escola Estadual Monsenhor Drº Arthur Ricci; Isabelly Evangelista Jacinto e Gabrielly Evangelista Jacinto, ambas alunas da Escola Estadual Profª Maria José de Toledo, foram as finalistas ao lado de suas professoras orientadoras, respectivamente, Giselda Ferreira Leite Costa e Elisete Caselati de P. Correa.             

Mayara, com a obra Sonho de Igualdade e Isabelly, com a obra Humildade amor por igualdade, na categoria Pessoas e a aluna Gabrielly, com a obra Cultive o tempo, na categoria Prosperidade.

Essas grandes personagens foram homenageadas pelas Secretarias de Educação, Relações Internacionais, Casa Civil, Acervo artístico-cultural do Palácio do Governo e Unesco.

Parabenizamos alunas e professoras pelo excelente trabalho desenvolvido, destacamos ainda a alegria de poder tê-las tão próximas e aguardamos ansiosamente para que mais professores, professoras, alunos e alunas possam também levar ao mundo sua criatividade.

Se você está se perguntando sobre as imagens das obras de arte... Não se apoquente. Em breve traremos mais uma matéria sobre essa grande conquista!

 


Para saber mais:

Página da ONU sobre os ODS: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs



Do voto ao futebol, as conquistas das mulheres









Não digam que fui rebotalho,
que vivi à margem da vida.
Digam que eu procurava trabalho,
mas fui sempre preterida.
Digam ao povo brasileiro
que meu sonho era ser escritora,
mas eu não tinha dinheiro
para pagar uma editora.

Maria Carolina de Jesus


A equipe da Escola Estadual de Tempo Integral Mário Pereira Pinto, em Campo Limpo Paulista, totalmente integrada às necessidades inerentes ao processo de conscientização social sobre o papel da mulher na sociedade e fortalecendo aspectos como o empoderamento feminino e sororidade, está organizando o 1º Fórum Semana da Mulher.

Entre os dias 8 e 12 de março, às 13h 15, ocorrerá dentro do Fórum, um ciclo de palestras discorrendo sobre temas que debatem a presença da mulher na arte, ciência, política, entre outros.

As grandes convidadas são Samy Fortes, Profª Drª Eliane Castro Vilssanti, a Enfermeira Rosana Gomes e a Vereadora Giane dos Santos Martins.

O evento será virtual no canal da escola no YouTube.





Dias de luta, dias de glória

A frase que intitula esse artigo também o faz com uma das tantas composições de Alexandre Magno Abrão (1970-2013), composição essa que embalou muitos sonhos e muitas conquistas de uma geração ao afirmar a relação da busca dos objetivos com dedicação, empenho e oportunidade de aprender.

A escola tem como um de seus atributos oferecer caminhos e possibilidades – contemplando as diversas inteligências de seus estudantes – e nesse sentido, o preparo para a continuidade dos estudos se faz presente.

E na tal continuidade, o Ensino Superior é o destino mais almejado, porém, nem sempre possível. Há as possibilidades pagas, há as bolsas de estudo, programas sociais, EaD’s... não quer dizer que isso fará com que todos possam frequentar uma universidade, muito ainda precisa ser feito. 

As universidades públicas, sempre referências no desenvolvimento de pesquisas e nas suas contribuições em todas as áreas do conhecimento, possuem um processo seletivo deveras exigente e o ingresso de nossos alunos – independe se a instituição é privada ou pública – muito nos orgulha e engrandece nosso trabalho. A alegria se torna nossa também, a esperança de dias melhores ressurge com um ímpeto ainda maior, pois sabemos que grandes jovens estão dispostos a mudar o mundo. Uma notícia como essa é como “acordar com o pé direito”.

Uma dessas grandes jovens é a Lívia Aquino Quirino, aluna da Escola Estadual Monsenhor Hamilton, em Várzea Paulista ingressante em Química na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. 

Depois de tantas horas de estudo, tanto empenho, tanta dedicação e tantos obstáculos superados há o que se comemorar, como disse outro Alexandre, o Herculano (1810-1877), “o segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros”. A luta é diária, mas a glória é sempre presente.

Parabéns Lívia, que o mundo sorria para você como você sorri para o mundo!


Lívia Aquino Quirino


Mais que uma simples escola, uma família!

É assim que somos recebidos ao entrar no site da Escola Estadual Alberto Ferreira Rezende, em Louveira. A partir desse lema é possível perceber ao que se propõe a equipe escolar.

De início visualizamos QR codes – aqueles códigos de barra bidimensionais presentes em diversos locais – que permitem acessar as redes sociais da escola, assim como o contato por aplicativo de mensagem. 


Continuando nossa navegação pelo mundo virtual do Alberto Ferreira Rezende, temos acesso a dois textos relevantíssimos, um sobre a fundação da escola, sob a tutela de Luíz Antonio Bonesso e outro sobre o patrono, de autoria de Gleyre Alberto dos Santos Rezende. Ambos mantêm viva a história, a memória e consolida a identidade da unidade escolar e daqueles que dela partilham, sejam exercendo sua profissão ou se preparando a cada dia para o mundo.

Site da escola: https://sites.google.com/prof.educacao.sp.gov.br/escolarezende/home


Mas... ainda tem mais!

A escola, reiterando a premissa do protagonismo juvenil, disponibiliza algumas imagens de seus projetos nesse mesmo site. É incrível poder ver a juventude dar os primeiros passos na construção de seus sonhos, as mais diversas histórias ali se unem fazendo-nos retornar ao nosso mundo juvenil e aos sonhos que tínhamos, outrora esquecidos revivem na alegria desses desenhos e desejos.