O
Programa Ensino Integral tem como meta o desenvolvimento de jovens conscientes
de seus direitos e deveres, que sejam autônomos, solidários, competentes, e que
tenham um Projeto de Vida construído até a conclusão da Educação Básica.
A
construção de um Projeto de Vida pretende contribuir para o engajamento dos
jovens nos estudos e ajudá-los nas escolhas que farão para seu futuro. Ele é o
eixo central das atividades das escolas deste Programa, que visa o “despertar
do sonho” dos alunos e a organização de um planejamento para a sua realização.
O trabalho compreende atividades que estimulem o autoconhecimento para que os
alunos reflitam sobre suas habilidades e sonhos, incorporem conhecimentos e
valores que contribuam para a tomada de decisões responsáveis, permitam a
compreensão de que as escolhas que fizerem hoje influenciarão o seu futuro e
percebam a importância da escolaridade na realização dos seus projetos.
Por
meio da parte diversificada do currículo, com atividades interdisciplinares,
espaços de efetiva participação que permitem o desenvolvimento da autonomia e
aulas de Projeto de Vida, os alunos são corresponsabilizados pelo seu
desenvolvimento pessoal e acadêmico com o objetivo de construir e,
posteriormente, realizar o seu Projeto de Vida.
O Programa Ensino Integral visa
a formação cidadã de alunos autônomos, solidários e competentes, que possuam um
Projeto de Vida que lhes permita a inserção na vida adulta de forma ética e
responsável.
Colocando
em prática ações que privilegiam a autonomia e a corresponsabilidade, no dia 23 de maio, os alunos do 9º ano, Pedro
Henrique e Camilly Viana, da EE Ana Paes, juntamente com a Prof. de Projeto de
Vida, Ana Lucia Toriani levaram algumas reivindicações para a área da saúde e mobilidade aos Deputado Federal Miguel Haddad, que os
recebeu em seu escritório e os parabenizou pela iniciativa.
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