A
EE Profa Maria de A. Schledorn realizou uma gincana sustentável, em parceira
com a empresa Siemens, que tem como um dos objetivos, trazer para os alunos uma
forma diferenciada de trabalho.
Conforme
a Professora Coordenadora da unidade escolar, Maria Helena Malena, um dos problemas levantados pela equipe escolar é
que alguns alunos que apresentam dificuldade na aprendizagem, consequentemente são mais lentos em realizar as atividades propostas pelos docentes, gerando
desinteresse e pouca participação das
aulas, são os que mais se sobressaem, que surpreendem em projetos como esse.
A
parceria com a empresa Siemens veio ao encontro a esse problema. No projeto eles precisaram estudar o tema,
construir roupas e objetos com materiais recicláveis, preparar pratos saborosos
através do reaproveitamento de alimentos, aprender sobre economia e importância
do bom uso da água e reciclagem de materiais.
Na apresentação ocorreu um grande envolvimento dos alunos,
socialização de boas práticas e muita cooperação. A Coordenadora encerra, dizendo que essa foi a segunda vez que o Projeto aconteceu
e que os alunos adoraram!
Esta
ação nos remete à Teoria de Gardner acerca das inteligências múltiplas. Segundo
Howard Gardner e seus colegas da prestigiada
Universidade de Harvard advertiram que a inteligência acadêmica (obtida através
de qualificações e méritos educacionais) não pode ser o fator decisivo para
determinar a inteligência de uma pessoa. (Disponível em: http://www.psiconlinews.com/2015/05/teoria-das-inteligencias-multiplas-de-gardner.html
Elucidando um pouco mais o objetivo da gincana, no site https://voluntariadosb.v2v.net/aggregators/246-conscientizacao-sustentavel-em-escolas-gincana-2018 há um pequeno texto que trata do tema:
Nenhum comentário:
Postar um comentário